quinta-feira, 6 de março de 2014

Um pelicano de chupeta

A saga da fruta continua. Muitas dúvidas na cabeça do pai. Acordo o guri pra comer? Dou fruta no lugar do leite ou a fruta é só pra ir treinando? Ainda descubro.

Em mais uma investida com maçã, seguimos com a enrolação da maçã-arte, maçã-moleque, maçã que ginga na boca pra lá e pra cá e volta virada em polpa babada.

Descobri que existe um compartimento secreto na boca das crianças. Tipo o pelicano, sabe? Pois é. As crianças guardam a comida mastigada nesse compartimento e quando vc já tá comemorando aquele rango bem sucedido eles te cospem tudo que armazenaram. Ah sim, geralmente fazem isso chorando, claro. Afinal vc é um agressor querendo enfiar-lhes agridoces goela abaixo.

Torrei os miolos pensando em como ensinar um serzinho tão principiante a engolir comida. Pensa só:
- Ele não fala sua lingua
- Ele nao sabe imitar
- Ele sequer sabe que precisa aprender algo
- Ele ta puto

Jesuis... foi bem mais fácil ensinar a cachorra.

Comecei a pensar no que ele conhece. Ele sabe mamar. Quando mama engole. Então lembrei que existe a maldita chupeta. Ele não usa, mas a gente tem uma que serve pra dar um remédio.
Imaginei que se a boca estivesse cheia de comida e tivesse um bico pra ele "mamar" isso o ensinaria a engolir.
Lá fui eu arriscar o método que, adivinha só, FUNCIONOU! Comeu tudo.
Como vou fazer pra ele largar a chupeta eu nao sei. Um dia de cada vez.

Uma amiga, Juliana, sugeriu um metodo que se dá pedaços grandes de fruta pra criança "brincar". Ela fica roendo aquilo como faz com os mordedores até que se acostuma e acaba aprendendo. Menos risco de engasgo. Ainda não tentei, mas vou. Maiores detalhes [aqui]. Valeu, Ju.

Interessante que no final eu suava como se tivesse feito uma caminhada e meus ombros doíam pra danar. Essa saga levou aí uns 30 minutos. Acho que foi a tensão de não saber se tava acertando ou matando meu filho.

No fim, vitória! Maçã já era! Rumo a manga espada, a jaca, o pequi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário