quarta-feira, 21 de maio de 2014

Criançotolerância

Começou a fase de acabamento da obra.
O cronograma rígido do financiamento não deixa a gente dormir no ponto e simplesmente temos zero minutos pra ir a uma loja e escolher pisos e azulejos.

Pedimos socorro e veio um simpático casal muito conhecido meu do Paraná pra ficar uns dias e dar uma força.

Esses dias escrevi como convidado num outro blog sobre pedir socorro as vós. Sou contra. Acho sacanagem. Na minha cabeça é tipo um superpoder que vc só pode usar de vez em quando, depois de ralar muito.

Enfim, usei o poder. Vôs felizes cuidando do netinho e conseguimos ir na loja escolher acabamentos.
Como a gente não manja nada disso, demora uma tarde inteira pra escolher uma parede e fica amigo da vendedora. Se não fica amigo, pelo menos aproxima o suficiente pra ela achar que pode falar mal de alguém.

- Gente... hoje tinha uma mulher aqui com uma criança... ah, pelo amor de deus. Tem lugar que não é pra criança né?

Pensei em nós mesmos e me escapou um "Tem gente que não tem com quem deixar né... E aí faz o que?"

Concordo que tem lugar que não é pra criança. Vou listar alguns:
  • Plataformas de petróleo
  • Bases para bungee jump
  • Prostíbulos e casas de swing
  • Teto de metrôs em movimento
  • Jaula de leão
  • Interior de imóveis em construção
  • Canaleta do Rio Tietê
  • Fileira colada na grade do show do Sepultura (mais pra trás pode)
Sim, realmente tem lugares incompatíveis com a molecada, mas perae... uma loja?
Tem muita gente que pensa assim. Tem muita gente que acha que criança é um animal selvagem e que sua presença em certos lugares devia ser simplesmente vetada.

Cabeça das cavernas.

Tá bom, tá bom. Vc deu risada quando falei "animal selvagem" e lembrou de alguma criança que conhece. Não seja ruim, eu sei que tem crianças-demônio. Também sei que não estou livre do Pedro se parecer o Taz quando completar 3 anos. Só que não dá mais pro mundo considerar que existe uma vó, parente ou babá pra esconder a criança cada vez que os pais tem um compromisso.

Lugares tidos como "não são pra criança" (lojas, igrejas, jantares,...) precisam se ligar disso e planejar uma tolerância. Que fique claro: um lugar criançotolerante não é aquele que deixa os pequenos pintarem e bordarem com a mercadoria e o material de escritório mas sim aquele que tem um espaço adequado pra eles.

Acho que todos os pais com quem já falei sobre isso comprariam numa loja mais cara se nela houvesse espaço pras crianças. Tenho amigos que escolhem restaurantes pelo criançódromo e já disse em outro post que a maioria das pessoas que conheço toparia ganhar menos pra trabalhar numa empresa com berçário.
Conheço um monte de mães que voltaria correndo a fazer academia (pagando mais!) se tivesse uma mini-creche lá dentro.

Pedir muito?

Que nada. Não é um pedido e sim um recado.
Empresário: nossa vida leva as crianças a tira-colo. Colocar um biombo no banheiro feminino e uma placa escrito "Fraldário" já não basta. A gente quer comprar de você e as vezes não compra porque seu negócio não é lugar de criança. Se liga, po!


4 comentários:

  1. Eu levo meus pequenos em todos os lugares que vou. As pessoas precisam entender que as crianças são parte dos pais, e que as pessoas não necessariamente vivem perto dos pais, irmãos, tios (disponíveis) por perto para deixar os pimpolhos.
    UM exemplo: comprei carro no início do ano. Não consegui avaliar as coisas de uma marca específica pois os caras não tinham um parquinho pra eu deixar a mais velha, que não para quieta por 2 minutos para ouvir as caracteristicas do carro... Logo, essa concessionária não entrou na briga

    Eu prefiro restaurantes com criançodromo. Quando for pra Maringá, experimente o do Silvan Cult. Tem babá e tudo.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa pregamos o respeito mútuo: respeitamos os horários do JP (mamadeira, lanchinho, sono, cocô...) e ele acaba respeitando nossas saídas para a cidade, como mercado, quitanda, restaurante.

    ResponderExcluir
  3. otimo! Adorei...ri muito com "criança selvagem" e sim...lembrei de alguns kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkk ótimo!
    E isso eh muito vdd, tem restaurantes q nem cadeirinha tem meu.... Um descaso, bebês e crianças fazem parte da vidaaaa de todossss!
    Grazi

    ResponderExcluir